Como utilizar o dicionário

Prezado aluno,

Um estudo dirigido é uma atividade elaborada de modo a que você, trabalhando sozinho, aprenda conceitos, obtenha conhecimentos e adquira habilidades progressivamente. Para tanto, é necessário fazer as leituras e resolver os exercícios na ordem em que são apresentados, pois o grau de dificuldade e de profundidade aumenta paulatinamente.

Resolva as atividades em seu caderno com capricho, sempre apresentando respostas completas.





    
    Comece este estudo dirigido, fazendo algumas reflexões sobre o uso do dicionário. Para tanto, responda as perguntas 1 e 2, antes de começar a leitura do conteúdo propriamente dito.

1. Você já consultou um dicionário alguma vez? Se sim, para quê?
2. Em que situações as pessoas geralmente consultam dicionários?


O QUE É UM DICIONÁRIO


        A Língua Portuguesa é um idioma muito rico. Existem, nele, milhares de palavras; a maioria delas aceita múltiplas variações, como gênero, número, grau, além das flexões de tempo, modo e pessoa que caracterizam os verbos. E nem você nem ninguém é obrigado a saber, de cor, o significado e a grafia de todas elas.
        Para evitar que as pessoas errem, existem os dicionários – fontes de pesquisa e informação que você precisa saber manusear correta e eficazmente.
        Por definição, dicionário é:

“compilação completa ou parcial das unidades léxicas de uma língua (palavras, locuções, afixos etc.) ou de certas categorias específicas suas, organizadas numa ordem convencionada, ger. alfabética, e que pode fornecer, além das definições, informações sobre sinônimos, antônimos, ortografia, pronúncia, classe gramatical, etimologia etc.”.

        A palavra “compilação” significa “reunião, coleção”. Portanto, um dicionário é uma obra que reúne um conjunto de palavras, organizadas em ordem alfabética, e apresenta informações sobre elas, principalmente, seu significado (ou seus significados, se houver mais de um). Muitas vezes, os dicionários também apresentam informações relacionadas à pronúncia, à origem, à norma gramatical e aos usos das palavras.
        Leia a seguinte tira, que é o texto 1 deste estudo dirigido.


Texto 1
        Observe que, na história contada na tira, um pai (nesse caso, o personagem é um gato) propõe-se a falar sobre a vida para seu filho. Contudo, o filho parece só conhecer o conceito de “vida” associado a jogos eletrônicos. Por isso, ele diz: “vida são aqueles coraçõezinhos ali no canto” da tela.
        No último quadro, o pai reconhece a existência do conceito de “vida” que o filho apontou.
        Se consultar um dicionário, verá que a palavra “vida” tem vários significados. Confira o verbete da palavra “vida” extraído do Dicionário Houaiss da Língua portuguesa, que é o texto 2 deste estudo dirigido.



Texto 2

vi.da s.f. (947) 1 modo de viver; conjunto de hábitos <v. santa> <v. de rico> 2 propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte <a v. dos animais, dos vegetais> 2.1 conjunto de atividades e funções orgânicas que constituem a qualidade que distingue o corpo vivo do morto <o acidentado jazia sem v.> <salvar a v. de alguém> <a goiabeira ficou seca, sem v.> 3 p.ext. período de um ser vivo compreendido entre o nascimento e a morte; existência <muitos anos de v.> <durante a v. trabalhou muito> 3.1 p.ext. fase determinada dentro desse período <aprendeu muito na v. adulta> 3.2 fig. tempo de existência ou de funcionamento de uma coisa <a v. de uma aeronave> <a v. de uma lagoa> 4 p.met. conjunto de seres vivos classificados do ponto de vista da espécie, do meio ambiente, da época etc. (p. ex., a fauna, a flora) <v. submarina> 5 fig. motivação que anima a existência de um ser vivo, que lhe dá entusiasmo ou prazer; alma, espírito <a arte é a minha v.> <uma pessoa cheia de v.> 6 conjunto dos acontecimentos mais relevantes na existência de uma pessoa; biografia <descreveu a v. de grandes personagens da história> 7 meio de subsistência ou sustento necessário para manter a vida <ganhar a v.> 8 fig. conjunto de atividades humanas que caracterizam um grupo social, uma época, um lugar <a v. republicana> <v. tribal> 8.1 fig. atividade, prática <v. esportiva> <v. monástica> 9 existência do espírito, vista como uma transcendência da morte física <a v. eterna da alma>  v. de lopes m.q. vidão • v. latente bio suspensão aparente de vida em decorrência da supressão de certo elemento vital, como a água ou o oxigênio; abiose • v. noturna atividade ou conjunto de atividades noturnas ligadas ao lazer (p.ex., em bares, restaurantes, boates etc.) • danado da v. excessivamente zangado, muito enraivecido • de v. livre bio 1 que não necessita de um outro organismo, hospedeiro ou simbionte, para se desenvolver (diz-se de organismo) 2 que é capaz de se mover livremente; que não está fixado ao substrato (diz-se de organismo) • entre a v. e a morte em iminente risco de perder a vida; gravemente enfermo ou ferido • ir. à v. esforçar-se para ganhar o próprio sustento ou obter aquilo que se deseja • longa v. 1 esterilizado por UHT e envasado em condições assépticas, em que se mantém livre de contaminação por um longo período (diz-se esp. de leite) 2 esp. preparado para acondicionar alimentos líquidos esterilizados por UHT <embalagens longa vida> • puxa v. B m.q. 1puxa  gram aum. irreg.: vidaça, vidaço, vidão  etim lat. víta,ae 'id.'  sin/var ver antonímia de morte  ant ver sinonímia de morte  hom vida(fl.vidar)

        Observe que os diferentes significados das palavras são geralmente numerados nos verbetes de dicionário.

3. Retome o texto 2 e indique o número que corresponde ao significado da palavra “vida nas seguintes frases.

a) João gosta é da vida boa.
b) Não sei como João ganha a vida, mas ele sempre tem dinheiro no bolso.
c) A vida existe na Terra há milhares de anos.
d) A vida de Zumbi dos Palmares é pouco conhecida.
e) Por favor, não se meta na vida dos outros.


PARA QUE CONSULTAR UM DICIONÁRIO

        Já foi dito que os dicionários contêm muitas palavras e, sobre cada um delas, apresenta um conjunto de informações, sendo o significado (ou significados) a principal delas. As informações contidas nos dicionários ajudam as pessoas a utilizar as palavras corretamente e com propriedade. Por isso, podemos dizer que elas consultam dicionários principalmente para:
  • descobrir o significado de palavras;
  • verificar a forma correta de escrever certas palavras;
  • conhecer a origem etimológica de palavras;
  • conhecer a classe gramatical a que as palavras pertencem.

        Reflita sobre o processo de leitura dos dicionários, analisando a tira a seguir, que é o texto 3 deste estudo dirigido.
 

Texto 3

QUINO. Toda a Mafalda. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1993. p. 02. 


4. Primeiro observe que, desde o primeiro quadro da tira, a menina observa a atitude do adulto para ler o livro, que é um dicionário. No último quadro da tira, ela faz uma crítica.
a) Explique qual é a crítica que ela faz.
b) A menina tem razão em fazer essa crítica? Justifique sua resposta.


COMO CONSULTAR O DICIONÁRIO

        É preciso dominar certos conhecimentos para consultar um dicionário de forma eficiente e rápida. Para que você desenvolva essas habilidades, acompanhe os passos descritos a seguir.


1º Passo 

        O primeiro passo é conhecer o alfabeto, pois as palavras encontram-se organizadas em ordem alfabética nos dicionários.
        O alfabeto da língua portuguesa é composto de 26 letras, nesta ordem:

A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – 

O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z 


        Observe que, desde a implantação do “Acordo ortográfico dos países de língua portuguesa”, as letras K, W e Y foram incorporadas ao nosso alfabeto.
        Para desenvolver a habilidade de dispor palavras em ordem alfabética, trabalhe com o texto 4, que é trecho de um poema de Cecília Meireles. 

Texto 4

Das palavras aéreas

Ai, palavras, ai palavras
que estranha potência, a vossa!
Todo o sentido da vida
principia à vossa porta;
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas,
ai! com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil como vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...


MEIRELES, Cecília. In: Romanceiros da Inconfidência. 3ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiras, 1977. p.137

5. Coloque, em ordem alfabética, as palavras destacadas no texto 4.


        Quando as palavras começam com a mesma letra, deve-se observar a segunda letra para definir sua ordem alfabética. Então, se temos forem dadas as palavras “alma”, “ave” e “abismo”, a ordem será:
  • “abismo” será a primeira, porque a segunda letra “b” vem antes de “v” e de “l”.
  • “alma” será a segunda, porque a letra “l” vem antes da letra “v”.
abismo → alma → ave 

        Se a primeira e a segunda letra são iguais, observa-se a terceira letra. E assim por diante. Portanto, se forem dadas as palavras “alma”, “alface”, “altura” e almoço, a ordem será:

alface  alma  almoço  altura 

        
Note que a letra “f” vem antes de “m”, que vem antes de “t”. Entre “alma” e “almoço”, define-se a ordem observando a quarta letra.

6. Coloque, em ordem alfabética, as seguintes palavras: porta, portinhola, portão, portal, porteira.

7. Coloque, em ordem alfabética, as seguintes palavras: escola, escolar, escolástica, escol, escolinha.



2º Passo  


        O segundo passo é saber como as palavras se encontram no dicionário, isto é, de forma se faz o registro delas, o que é chamado de “entrada”.
        Note que as entradas são sempre palavras não flexionadas.
  • caso sejam nomes, procure sempre o MASCULINO SINGULAR, se houver;
  • caso sejam verbos, procure sempre a forma de INFINITIVO.

        Por isso, você nunca encontrará, no dicionário, a palavra poderosas. Encontrará o adjetivo masculino singular poderoso. Então, é só aplicar o significado, grafia e usos ao feminino plural.

8. Indique com que forma você encontrará, no dicionário, as seguintes palavras (extraídas do texto 4).
  • almas / tempos / impérios / humanos / venenos / reis / estranha / fina

9. Indique com que forma você encontrará, no dicionário, as seguintes palavras (extraídas do texto 4).

  • principia / cristaliza / rodam / sois

10. Consulte um dicionário e anote o significado da palavra “audácia”.

11. Crie uma frase empregando a palavra “audácia”.



SENTIDOS DAS PALAVRAS

        É muito importante, também, saber que os dicionários trazem, prioritariamente, o sentido literal das palavras, mas, se houver algum sentido figurado recorrente, ele também será apresentado.
        Para compreender o que é sentido literal e sentido figurado, compare os textos 5 e 6, apresentados a seguir.

Texto 5

Poética
        Cassiano Ricardo

O que é a poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.

O que é o poeta?
um homem
que trabalha o poema
com o suor de seu rosto
um homem
que tem fome

como qualquer outro homem.

Texto 6
poesia, s.f. 1. Arte de escrever em versos. 2. Composição poética pouco extensa. 3. Inspiração; o que desperta o sentimento do belo; arte de expressar a beleza por meio de palavra ritmada; sua essência é, pois, o ritmo.

poeta, s.m. 1. Aquele que faz versos, o que tem imaginação e se dedica à poesia. 2. Aquele que tem imaginação inspirada; aquele que devaneia ou tem caráter idealista. (Fem.: poetisa; depr.: poetrasto.)


SILVEIRA BUENO, Francisco da. Dicionário escolar da Língua Portuguesa.. 11ª edição. Ministério da Educação e Cultura. FENAME – Fundação Nacional de Material Escolar, 1976.


        Observe que, apesar de definirem as palavras “poesia” e “poeta”, os textos utilizam formas de expressão diferenciadas.

12. Considerando as informações dos textos 5 e 6, diga qual dos dois traz, em sua opinião, a melhor definição do que seja a poesia e do que seja o poeta? Justifique sua resposta.

13. Observe que, no texto 6, os diferentes significados da palavra poesia estão numerados. Associe cada um desses números ao significado com que a palavra poesia é empregada nas frases a seguir.
a. ( ) Suas palavras são poesia para meus ouvidos.
b. ( ) Fiz uma poesia que você vai gostar de ler.
c. ( ) Ler é descobrir a poesia das palavras.
d. ( ) A poesia existe desde que o homem aprendeu a usar a linguagem.
e. ( ) Você já leu as poesias de Castro Alves? Pois, deveria.
f. ( ) O que os namorados dizem é pura poesia.


        Já dissemos que o dicionário privilegia o sentido literal das palavras e esperamos que esteja claro para você que sentido literal é o significado mais direto e comum das palavras; ao passo que o sentido figurado, ou metafórico, refere-se ao uso mais criativo da linguagem, quando empregamos palavras para expressar idéias que não estão diretamente ligadas a elas.
        Veja alguns exemplos de linguagem figurada usadas em musicas, a seguir.

“Ouça bem, amor, preste atenção, o mundo é um moinho...” 

“Vamos pegar o primeiro avião com destino à felicidade...” 


        Considerando o conceito de sentido literal e de sentido figurado, trabalhe com o texto 7, comparando o significado registrado no dicionário com o sentido que elas assumem no contexto.


Texto 7

14. No texto 7, a palavra coruja foi empregada no sentido literal ou no sentido figurado? Justifique.

15. Pesquise no dicionário e anote, a seguir, o significado das palavras amor e coruja.

16. Reescreva o diálogo do texto 7, substituindo as palavras amor e coruja por outra(s) de sentido equivalente, de acordo com o contexto.

17. Escreva frase empregando as palavras indicadas a seguir em sentido literal e em sentido figurado.
a) ilha
b) casa
c) sombra



3º Passo 


        O último passo para que você possa ser considerado um eficiente usuário do dicionário é reconhecer que o verbete, isto é, cada registro apresentado no dicionário, traz diferentes informações relativas às palavras em questão. Veja:


Texto 8
verbete, (ê) s.m. 1. Nota, apontamento. 2. Pequeno papel em que se toma uma nota ou um apontamento. 3. Conjunto dos vários significados e abonações referentes a um vocábulo.

verbo, s.m. 1. Palavra. 2. Tom de voz, expressão. 3. A segunda pessoa da Santíssima Trindade, encarnada em Cristo. 4. Sabedoria eterna. 5.(gram.) palavra com que declaramos ação, estado ou qualidade, em geral, do sujeito.

vocabulário, s.m. 1. Lista de vocábulos, acompanhados ou não da respectiva definição e em regra dispostos por ordem alfabética. 2. Dicionário, léxico, terminologia. 3. Termos ou vocábulos próprios de uma ciência ou arte; conjunto dos termos empregados por um escritor, em geral, para inteligência do texto; conjunto dos vocábulos de um escritor ou de uma pessoa.

vocábulo, s.m. Palavra que faz parte de uma língua, termo, dicção.


SILVEIRA BUENO, Francisco da. Dicionário escolar da Língua Portuguesa.. 11ª edição. Ministério da Educação e Cultura. FENAME – Fundação Nacional de Material Escolar, 1976.


        O texto 8 é uma coletânea de verbetes que foi transcrita do dicionário, a fim de facilitar sua compreensão sobre informações de ordem gramatical e prosódica apresentada em certos verbetes.

18. Quantos verbetes foram transcritos do dicionário?

19. Analise o conteúdo dos parênteses que se seguem à palavra “verbete” e explique qual a sua finalidade.


        É comum que cada verbete apresente mais de um significado. Para demonstrar isso, os verbetes trazem os significados separados por ponto-e-vírgula ou numerados, como ocorre no texto 8.

20. Qual dos verbetes apresenta apenas um significado?

21. O que significa a abreviatura s.m. que ocorre em todos os verbetes?

22. Em outros verbetes, você encontrará outras abreviaturas, como as apresentadas a seguir. Pesquise o significado de cada uma delas. Para isso, sugerimos que você consulte as páginas iniciais do dicionário.

a) s.f.
b) adj.
c) v.t.
d) v.i.
e) adv.
f) num.
g) pron.

23. Observe que no verbete relativo à palavra “verbo” aparece uma abreviatura entre parênteses: (gram.). O que essa abreviatura significa?


🙋 
Registre sua presença nesta aula, deixando um comentário !
Não se esqueça de anotar seu nome ao final do seu comentário.

Prezado aluno,

Após você concluir este estudo dirigido, esperamos que esteja apto a consultar dicionários de maneira mais eficiente e ágil, sendo capaz de compreender o que é um verbete e de perceber que cada verbete contém diversas informações que ajudarão você a utilizar a sua língua de forma correta e apropriada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.