Descoberta do Brasil (parte 2)

 




        O texto a seguir trata, principalmente, do evento que deu origem ao nosso País: a chegada dos navios portugueses no chamado Novo Mundo, que com o tempo se tornaria o Brasil. 
        A atividade será dividida em duas partes. Na primeira parte, você estudou os acontecimentos que antecederam a partida de Cabral. Na segunda, embarcaremos nas antigas caravelas e descobriremos como se deu a travessia do Atlântico e qual foi o primeiro ato realizado pelos lusos nas terras, até então, povoadas apenas pelos índios. 
        Bons estudos! 

        Leia o seguinte texto.


DESCOBERTA DO BRASIL

        No verão de 1499, após o retorno de Vasco da Gama, D.Manuel achou necessário enviar à Índia uma nova armada. Por carta régia datada de 15 de fevereiro de 1500, Pedro Álvares Cabral foi nomeado comandante supremo da expedição. É curioso observar que na Chancelaria de D.Manuel, no Arquivo da Torre do Tombo, acha-se o registro desse documento de nomeação, onde se lê: Pedro Álvares de Gouveia. Gouveia era o sobrenome de sua mãe. Pedro Álvares, fidalgo nascido em Belmonte no ano de 1467, descendia de Fernão Cabral. Era o segundo filho, cabendo, como costume na época, o sobrenome do pai ao primogênito, João Fernandes Cabral.
        A frota cabralina, de treze navios, levava 1200 homens, gente escolhida e bem armada, oito frades franciscanos, guardados por frei Henrique Coimbra, oito capelães e um vigário, todos missionários.
        No primeiro domingo da Quaresma, a 08 de março de 1500, D.Manuel, com toda a Corte, dirigiu-se à praia do Restelo, onde já se encontrava a armada, para juntos ouvirem a missa do grandioso mosteiro dos Jerônimos. Após a cerimônia religiosa, seu oficiante, D. Ortiz, bispo de Ceuta, benzeu o chapéu de Cabral e a bandeira da Ordem de Cristo, que tremulara no altar durante todo o culto . Terminada a bênção, o sacerdote entregou os dois objetos ao rei. D. Manuel colocou, então o chapéu benzido na cabeça do capitão-mor, passando-lhe a bandeira de pano branco com a cruz vermelha no centro. Depois, seguiram em procissão até o embarcadouro, onde Cabral e seus subordinados se despediram do monarca, beijando-lhe a mão.
        A esquadra partiu no dia seguinte, em meio às aclamações do povo que afluiu em massa para contemplar o espetáculo. Na manhã do dia 14 navegavam entre as Canárias. No dia 22, ainda em março atravessaram o arquipélago de Cabo Verde. Na noite seguinte, desgarrou-se da frota a embarcação de Vasco de Ataíde. Tudo foi feito para encontrar o navio perdido. Em vão: a nau fora engolida pelas águas. Desfalcados, velejaram para oeste, até que no dia 21 de abril de 1500, terça- feira da Páscoa, reconheceram sinais de terra próxima. No dia seguinte, pela manhã, descortinaram um monte e um negrume prolongado no horizonte, sinal indicativo da continuação da linha litorânea. Cabral deu ao monte o nome de Pascoal, e à terra a denominação de ilha de Vera Cruz. No dia 23, navegaram para terra firme, ancorando em frente a um rio, onde seriam travados os primeiros contatos com os indígenas. No dia seguinte, sexta-feira, rumaram para o norte. Os navios maiores fundearam ao largo, os de menor porte entraram num abrigo, no qual a armada inteira penetraria. Na manhã seguinte, domingo de Pascoela, armou-se um altar, onde o frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa no Brasil. Foi cantada e assistida pelos sacerdotes da expedição, pelos capitães e marinheiros.
        Os indígenas, atraídos pela novidade, acompanharam o ritual, imitando os gestos dos cristãos, Finalmente, a 02 de maio, Cabral zarparia de Porto Seguro em direção à Índia, com a missão de dar continuidade à rota aberta por Vasco da Gama. O Brasil estava, assim, descoberto.

EducaBras. Descoberta do Brasil. Disponível em: https://www.educabras.com. Acessado em 09/09/2020.


Primeira missa celebrada em terras brasileiras, celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra.


Rota marítima de Pedro Álvares Cabral, em 1.500. Após a descoberta do Brasil, ele retoma seu objetivo original, que era chegar às Índias.



ATIVIDADES


1) Após o retorno de Vasco da Gama, em 1499, o que D. Manoel decidiu? 

2) Cite uma determinação da Carta Régia de 15/02/1500? 

3) Dê informações sobre a família de Cabral. 

4) Quem embarcou na frota cabralina? 

5) No domingo da Quaresma de 1500, que fato marcante ocorreu? 

6) Que ato simbólico realizaram conjuntamente o bispo D. Ortiz e o rei D. Manoel na missa no mosteiro dos Jerônimos? 

7) Que fatos ocorreram na viagem nos seguintes dias: 

a) 14/03: 

b) 22/03: 

c) 23/03: 

d) 21/04: 

e) 22/04: 

f) 23/04: 

g) 24/04: 

h) 25/04: 

8) Como os indígenas se comportaram na 1ª missa celebrada no Brasil? 

9) Após vários dias ancorada no Brasil, para onde a esquadra de Cabral se encaminhou e qual era a sua missão?


🙋
Registre sua presença nesta aula, deixando um comentário.
Não de esqueça de identificar-se, colocando seu nome ao final do seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.