Emprego das letras M e N




        Ortografia é a parte da gramática que se dedica a prescrever forma correta de grafar – isto é – de escrever as palavras. Suas regras estão relacionadas ao sistema alfabético, que permite a representação dos sons da fala por meio de letras, mas também abarcam a história da língua. É dos fatores históricos que surgem irregularidades na grafia das certas palavras. Portanto, é preciso entender que a ortografia estabelece o padrão de escrita com base em regras e também em acontecimentos que interfiram na cultura linguística. 
        Nesta aula, estudaremos as dificuldades ortográficas relativas ao emprego das letras M e N, enfatizando que, em final de sílaba, há similaridade entre os sons (os fonemas) que essas letras representam. É dessa similaridade que surgem dúvidas quanto ao uso dessas letras. 


SONS REPRESENTADOS PELAS LETRAS M e N 


        As letras M e N são consoantes. Elas podem ocorrer no início de sílaba ou ao final dela. Confira alguns exemplos. 


        Quando utilizadas no início de sílaba, não há confusão entre essas letras, pois elas representam sons diferentes. Essa diferença explica-se pelo fato de elas serem articuladas de maneiras bem diferentes; assim, a posição dos lábios, o movimento da língua e a ressonância do som na boca determinam a emissão dos diferentes sons. Confira. 

  • M representa o fonema /m/, que é descrito como uma consoante nasal bilabial sonora. Para produzir o som correspondente à letra M empregada no início das sílabas, é preciso juntar os lábios e fazer vibrar as cordas vocais, mantendo a boca fechada. Nesse processo, o ar escapa também pelas fossas nasais, fazendo-as vibrar.
  • N representa o fonema /n/, que é descrito como uma consoante alveolar sonora, também denominada linguodental. Para produzir o fonema /n/, é preciso encostar a ponta da língua no alvéolo palatal (pouco acima dos dentes superiores), movimentando-a em direção aos dentes inferiores, à medida que se abre a boca. Nesse processo, ocorre vibração das fossas nasais, devido ao escape de ar.

        Pronuncie as palavras abaixo indicadas e veja como os sons das letras M e N são diferentes, o que leva à construção de diferentes palavras. 

Note que as palavras cuja leitura foi indicada se distinguem justamente por causa das letras M e N, já que as demais letras encontram-se na mesma sequência. 



M e N em final de sílaba


        Quando utilizadas em final de sílaba, a distinção entre essas duas letras nem sempre pode ser percebida com base na pronúncia das palavras. Pronuncie as seguintes palavras em voz alta e constate isso:

canto ▪ campo ▪ pente ▪ empresa ▪ cinza ▪ ímpar ▪ zonzo ▪ zombaria ▪ fundo ▪ tumba 

        Em palavras como as listadas acima, as letras M e N não representam um som. Elas apenas servem para indicar a nasalização da vogal que as antecede. Nesse contexto, tem-se um dígrafo, pois a combinação da vogal com M ou N resultará em um único som: o som da vogal nasal.
        É justamente nesse caso que precisamos recorrer às regras ortográficas para saber qual é a forma correta de escrever.


REGRAS DE USO DAS LETRAS M e N

        Apresentamos, a seguir, duas regras para orientá-lo quanto ao uso das letras M e N em final de sílaba.


1ª regra: usa-se M antes de B e P

        Para indicar nasalização de vogais ao final de sílabas, no meio de palavras, será utilizada a letra M se a sílaba seguinte começar com a letra B ou com a letra P. Nos demais casos, utiliza-se a letra N. Exemplos:

  • tombo, samba, campo, combinado, zombaria, ambos;
  • tonto, santo, cantina, convento, zonzo, onça, interior.

2ª regra: usa-se N apenas no final de certas palavras de origem grega


        No final de palavras, usa-se predominantemente a letra M, a não ser que se trate de palavras de origem grega. Em geral, são termos utilizados em ciência e medicina, como cólon, elétron e hífen.
        Pouquíssimas palavras terminam em -n, em português. Todas elas são paroxítonas e acentuadas. (Veja lista no final desta aula.)


PARTICULARIDADE DO SOM DO M E DO N EM FINAL DE PALAVRAS

        Não podemos encerrar esta aula sem comentar uma particularidade do uso das letras M e N em final de palavras. Você perceberá facilmente essa particularidade se comparar a pronúncia das seguintes palavras, em que M e N aparecem em final de sílaba no interior de uma palavra e quando aparecem no final da palavra.
        Pronuncie:


        Quando a última sílaba da palavra é composta pelas vogais A e E, ocorre o acréscimo de um som vocálico, e não apenas a nasalização dessas vogais. Vejamos os casos:

  • A + M = /ãu/ ⇨ A junção do som de /m/ à vogal /a/ no final de palavras provoca a pronúncia da vogal /u/. Tem-se, então, a formação de um ditongo nasal. Exemplos: foram, corram, tombam.
  • E + M = / ẽi/ e também E + N = /ẽi/  ⇨ A junção do som de /m/ ou de /n/ à vogal /e/ no final de palavras provoca a pronúncia da vogal /i/. Tem-se, também, a formação de um ditongo nasal. Exemplos: tem, também, vem.
        Note que a terminação -am é características de verbos conjugados na 3ª pessoa do plural: eles foram, elas moram etc.
        As demais vogais (i, o, u) não desencadeiam tal fenômeno linguístico.


EXERCÍCIOS

1. Complete as palavras, aplicando a seguinte regra ortográfica: usa-se M antes de P e B.

a) a___tigo
b) bo___ba
c) bo___doso
d) bu___da
e) ca___to
f) co___bo
g) co___to
h) co___prido
i) co___binado
j) co___certo
k) co___serto
l) co___serva
m) fu___do
n) ge___te
o) lâ___pada
p) le___brar
q) le___bra___ça
r) la___ba___ça
s) li___do
t) li___po
u) lí___gua
v) lo___bar
w) lo___bo
x) lo___briga
y) ma___cada
z) mu___do
aa) o___ça
bb) o___da
cc) pa___cada
dd) pa___pa
ee) po___ba
ff) po___pa
gg) sa___ba
hh) so___so
ii) ta___bor
jj) ta___pa
kk) e___xuto
ll) e___cher
mm) a___tes
nn) a___bos
oo) ho___ra
pp) to___to
qq) to___bo
rr) zu___ba
ss) zo___zo

2. Utilize M ou N no final das seguintes palavras. (Se necessário, consulte a lista de palavras ao final desta aula.)

a) Algué___
b) Algu___
c) Amé___
d) Cólo___
e) Éde___
f) Glúte___
g) Líque___
h) Nêutro___
i) Onte___
j) Orde___
k) Orige___
l) Póle___
m) Próto___
n) Rui___
o) Sême___
p) També___
q) Viage___
r) Vinté___
s) Virge___

3. Assinale a alternativa em que há erro de grafia.

a) Cólon, hífen, sêmen.
b) Ruim, ordem, ontem.
c) Samba, sempre, simpatia.
d) Tambéim, vintéim, pólein.

4. O símbolo □ será substituído pela letra M, EXCETO em:

a) algué□
b) amé□
c) glúte□
d) rui□

5. As letras M e N formam dígrafos com a vogal que as antecede, quando:

a) aparecem no final da palavra
b) aparecem no final da sílaba.
c) as duas letras representa um único com.
d) cada letra representa um som diferente.

6. A letra M forma dígrafo com a vogal anterior, na palavra:

a) além
b) antes
c) mala
d) pegam

7. O dígrafo formado pela sequência vogal + M será sempre um som:

a) aberto.
b) mudo.
c) nasal.
d) oral.


🙋
Faça todas as atividades com capricho.
Ao trabalhar com questões abertas, redija respostas completas e cuide para que não haja erros de grafia.



SUPLEMENTO INFORMATIVO

Palavras terminadas em -n (lista completa) 

  • abdômen = parte do corpo humano e dos mamíferos, entre o tórax e a pelve, separada da cavidade torácica pelo diafragma e onde se aloja a maior parte dos sistemas digestório e geniturinário; barriga, ventre
  • ânion = o íon com carga elétrica negativa
  • cânion = garganta ou vale sinuoso e profundo, cavado por um curso de água
  • canon = cânone; tipo de composição polifônica em que uma melodia é contrapontada a si mesma
  • cátion = o íon com carga elétrica positiva
  • cólon = porção média do intestino grosso que vai do ceco ao reto, composto pelos cólons ascendente, transverso, descendente e sigmoide; colo
  • éden = jardim em que Adão e Eva viveram; paraíso; por extensão: jardim em que Adão e Eva viveram; paraíso
  • elétron = partícula elementar da família dos léptons, de massa de repouso aprox. igual a 9,1093897 x 10-31 kg, carga negativa de 1,60217733 x 10-19 coulomb e spin 1/2, que é um dos constituintes da matéria e está presente em todos os átomos [símb.: e]
  • espécimen = o mesmo que espécime; exemplo, amostra, modelo; peça individual de uma coleção ou série; exemplar, unidade, indivíduo;
  • glúten = substância azotada, viscosa, extraída de cereais, depois de eliminado o amido; glute
  • hífen = sinal em forma de um pequeno traço horizontal (-), us. para unir os elementos de palavras compostas, separar sílabas em final de linha e marcar ligações enclíticas e mesoclíticas
  • hímen = prega formada por membrana mucosa e que fecha parcialmente o orifício externo da vagina virginal
  • líquen = divisão do reino vegetal que reúne organismos formados pela associação simbiótica entre um fungo e uma alga verde ou azul, de talo predominantemente constituído pelo fungo, com as células algais dispostas em uma camada interna ou dispersas no tecido fúngico
  • neutron = partícula elementar de carga nula e spin 1/2, pertencente ao grupo dos hádrons e que é um dos constituintes do núcleo atômico; sua massa de repouso é de aprox. 1,6749286 x 10-27 quilogramas (símb.: n)
  • plâncton = conjunto dos organismos que vivem dispersos nas águas doce, salobra e marinha ou no ar, com muito pouca ou nenhuma capacidade de locomoção, sendo transportados pelas correntezas
  • pólen = massa de pó fino, freq. amarela, constituída por micrósporos (grãos de pólen) contidos na antera das flores das angiospermas ou nos estróbilos masculinos das gimnospermas
  • próton = partícula elementar que é um dos constituintes essenciais de todos os núcleos atômicos e, portanto, da matéria, de fundamental importância devido a sua estabilidade; possui carga elétrica positiva e igual, em valor absoluto, à do elétron, sua massa é de aprox. 938,27 MeV/c2, seus outros números quânticos são o spin isotópico 1/2, spin 1/2, número bariônico +1 e paridade positiva, sua composição conta com dois quarks u e um quark d [símb.: p]
  • sêmen = esperma; o que produz efeito; germe, causa, origem, semente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.