Estudo do poema "Virtudes"





Prezado aluno,

Neste estudo de texto, apresentamos-lhe a análise de um poema chamado “As virtudes”. Nosso foco é a interpretação desse texto, tomando por base a palavra-chave que compõe o título do poema. De passagem, analisaremos a estrutura do poema.

Ao final, uma atividade simples será proposta, a fim de verificar se você apreendeu as informações. 



ESTUDO DO POEMA “AS VIRTUDES” 


        O primeiro passo é ler o poema, com atenção.

As virtudes

            Alphonsus de Guimarães

São três irmãs, são três flores,
feitas de raios de luz.
Plantou-as, entre fulgores,
a mão santa de Jesus.

Uma é a Fé, outra, a Esperança,
vem a Caridade após...
Feliz de quem as alcança!
Vivem sempre junto a nós.

São belas como princesas.
A caridade é, talvez,
neste mundo de incertezas
a mais bela das três.

In: OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. Poesia na Escola: Orientação didática - novo programa - coletânea completa. 2. ed. Editora Bernardo Álvares S.A.: Belo Horizonte, 1967. p. 89.


INTERPRETAÇÃO DO POEMA

        A chave para interpretar esse poema é conhecer o significado da palavra “virtude”, usada no título. Nesse poema, título serve de orientação para compreender toda a mensagem, pois ele enuncia o assunto abordado.
        Você conhece a palavra “virtude”? Sabe o que ela significa? Vamos consultar o dicionário para verificar os significados dessa palavra.

vir.tu.de ■ substantivo feminino

1 qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável (p.ex., do ponto de vista da moral, da religião, do comportamento social etc.)
1.1 uma qualidade moral particular. Ex.: a virtude da paciência / a virtude da caridade
1.2 Derivação: por extensão de sentido: qualquer boa qualidade. Ex.: virtudes cívicas / sua maior virtude é o despojamento
2 conformidade com o Bem, com a excelência moral ou de conduta etc.; dignidade 
Ex.: é com virtude que ele pratica a sua medicina
3 capacidade de atingir os objetivos ou os efeitos de sua atividade, finalidade, utilização etc. com eficácia, propriedade, mérito (mais usado no plural). Ex.: ser um engenheiro de grandes virtudes / as virtudes de um plano estratégico / uma água mineral de virtudes milagrosas

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. Ed. Objetiva. Rio de Janeiro, 2009. (fragmento)


        Com base nas informações apresentadas no dicionário, concluímos que virtude é qualquer boa qualidade; portanto, é uma característica ou uma capacidade pessoal associada ao correto e ao bem. Existem diversos tipos de virtudes:
  • há virtudes morais como a honestidade e a lealdade;
  • há virtudes religiosas como a fé e a caridade;
  • há virtudes cívicas como o patriotismo e a honra;
  • há virtudes comportamentais como a paciência e a obediência.

    
    Observe que, no poema, serão exaltadas 3 virtudes religiosas: a fé, a esperança e a caridade. 

O tema do poema são justamente as três virtudes teológicas do Cristianismo: a Fé, a Esperança e a Caridade. Note que, no poema, por se tratar de conceitos elevados, são grafadas com inicial maiúscula.

        É necessário esclarecer que o contrário da virtude é o vício e a perversidade, que são características ou comportamentos associados ao que é incorreto e ruim, como a preguiça, a deslealdade, o egoísmo e o pessimismo. Os seres humanos vivem entre esses contrários. Uma vez que somos imperfeitos, temos vícios e virtudes.
        Voltando ao texto, note que, na 1ª estrofe do poema, o eu-lírico (que é a voz que enuncia o texto poético) evoca imagens de beleza para descrever as 3 virtudes que exalta. Ele as caracteriza como “três flores feitas de raios de luz”. A flor é um símbolo da beleza e a luz traz a ideia de lucidez, de clareza; portanto, evoca a correção, pois a luz é o fator que permite enxergar a realidade. Ainda na primeira estrofe, o eu-lírico afirma que essas flores luzidias foram plantadas pelas mãos de Jesus. Nesse ponto, o caráter cristão do poema fica evidente! 

São três irmãs, são três flores,
feitas de raios de luz.
Plantou-as, entre fulgores, 
a mão santa de Jesus.

        Na 2ª estrofe, o eu-lírico informa que as 3 virtudes são: a fé, a esperança e a caridade. Ele comenta que é feliz a pessoa que alcança, ou seja, que cultiva essas 3 virtudes. Segundo ele, uma vez cultivadas, essas virtudes jamais abandonam a pessoa. 

Uma é a Fé, outra, a Esperança,
vem a Caridade após...
Feliz de quem as alcança!
Vivem sempre junto a nós.        

        Na 3ª estrofe, o eu-lírico afirma que, dentre as 3 virtudes, a mais importante (ele diz “a mais bela”) é a caridade. Sua justificativa é o fato de vivermos em um mundo cheio de incertezas. Ele não diz explicitamente, mas podemos concluir que as dificuldades, os apuros e as aflições impostas pelo mundo fazem com que muitas pessoas necessitem da caridade, isso é, da ajuda espontânea e desinteressada de outras pessoas. 

São belas como princesas.
A caridade é, talvez,
neste mundo de incertezas
a mais bela das três.

        Lembrando que o poema tem um viés religioso, faz sentido que o poeta exalte a caridade dessa forma. Afinal, a caridade leva os cristãos a se unirem e a compartilharem as dádivas divinas, especialmente nos momentos de aflição e dificuldade. A caridade, portanto, é virtude que conduz ao amor a Deus e aos semelhantes.


ESTRUTURA DO POEMA

        Quanto à sua estrutura, o poema é bastante simples.
        Ele é composto de 12 versos. Lembre-se de que cada verso corresponde a uma linha do texto poético. Essa linha nem sempre contém um frase completa ou apresenta pontuação sistemática. Em compensação, para fins de leitura e reconhecimento da musicalidade, ela é muito eficaz: considere que, ao final de cada verso, deve-se fazer uma pequena pausa.
        Vamos, então, retomar o poema e contar os seus versos?

Contagem dos versos do poema: 12 versos. Observe também que cada verso é constituído de 7 sílabas métricas, o que o torna bem musical.


        Esse poema é extremante musical. Observe que as rimas construídas realçam sua musicalidade. No poema analisado, temos a palavra “flores” rimando com “fulgores”; “luz” rimando com “Jesus”; “esperança” rimando com “alcança”; “após” rimando com “nós” e assim por diante.
As rimas construídas no poema foram destacadas em diferentes cores para facilitar sua identificação. Observe que o esquema das rimas é ABAB em todas as estrofes (o 1º verso da estrofe rima com o 3º; e o 2º verso rima com o 4°).


        Observe, agora, que o poema é constituído de três agrupamentos de versos; portanto, de 3 estrofes.


VOCABULÁRIO

        Conheça o significado de algumas palavras empregadas no texto cujo uso é menos comum. Essas informações podem ajudar você a interpretar o poema de maneira mais abrangente.
  • : confiança absoluta em algo ou em alguém; no Catolicismo, é a primeira das virtudes teológicas (as demais são a esperança e a caridade).
  • fulgor: brilho; luminosidade intensa e geralmente rápida; clarão.
  • virtude: qualidade boa e desejável; característica pessoal associada ao que é bom e correto.


ATIVIDADES

1. De quantos versos o poema “As virtudes” é formado?
2. De quantas estrofes o poema “As virtudes” é formado?
3. Identifique as rimas utilizadas no texto.
4. Observe que, no poema, 3 virtudes são apresentadas como sendo as mais importantes.
a) RESPONDA: quais são as 3 virtudes apontadas no poema?
b) RESPONDA: dentre as 3 virtudes, qual é a mais importante, de acordo com o poema?
c) AGORA DÊ SUA OPINIÃO: em sua opinião, qual é a virtude mais importante? Explique seu ponto de vista.

5. Indique o vício que é contrário às seguintes virtudes:

(Observação: ao realizar esta atividade, você estará, em geral, indicando os antônimos das palavras, mas você deve tentar ser preciso, buscando o termo mais adequado para expressar o oposto da virtude mencionada.)

a) Benevolência  ≠ ____________________
b) Bondade  ≠  ____________________
c) Caridade ≠  ____________________
d) Coragem ≠  ____________________
e) Dignidade ≠  ____________________
f) Fidelidade ≠  ____________________
g) Generosidade ≠  ____________________
h) Honestidade ≠  ____________________
i) Humildade ≠  ____________________
j) Lealdade ≠  ____________________
k) Obediência ≠  ____________________
l) Paciência ≠  ____________________
m) Prudência ≠  ____________________
n) Sinceridade ≠  ____________________



🙋
Registres sua presença nesta aula, deixando um comentário.
Não se esqueça de se identificar, colocando seu nome ao final do comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.