
Com o desenvolvimento da linguagem e com o aumento na quantidade de bens e pessoas (a serem contados), o homem primitivo começou a representar materialmente os números, com nós em cordas, pedras ajuntadas e marcas feitas em ossos e em pedaços de madeira. Cada nó, marca ou pedra correspondia a uma unidade da coisa contada.

Atualmente, também utilizamos recursos como gestos e marcas para registrar quantidades: mostrando os dedos e fazendo rabiscos na parede, por exemplo.

Porém, as formas mais comuns e corriqueiras para representar os números são palavras e símbolos. Observe a correspondência entre alguns números expressos em palavras e em símbolos.
- Um = 1
- Dois = 2
- Oito = 8
- Dez = 10
- Quinze = 15
- Quarenta = 40
- Cem = 100
- Seiscentos = 600
- Um mil = 1.000
- Dois mil = 2.000
- Um milhão = 1.000.000
- Um bilhão = 1.000.000.000
- Um trilhão = 1.000.000.000.000
CORRESPONDÊNCIA ENTRE PALAVRAS E SÍMBOLOS
É importante que você saiba identificar que quantidade exatamente está representada em um número, quer ela seja informada por meio de uma palavra, quer seja informada por meio de símbolos.
Veja um exemplo.

Temos aqui uma dúzia (no caso, uma dúzia de ovos).
Quantos ovos são necessários para formar uma dúzia?
Se você respondeu doze (12), acertou.
Veja outro exemplo.

Temos aqui um par (no caso, um par de meias).
Quantos objetos são necessários para formar um par?
Se você respondeu dois (2) objetos, acertou.

Temos aqui um par (no caso, um par de meias).
Quantos objetos são necessários para formar um par?
Se você respondeu dois (2) objetos, acertou.
Com base nesses exemplos, você pode concluir que podem ser utilizados palavras e símbolos para expressar uma mesma quantidade. É importante que você seja capaz de perceber qual é a quantidade representada. É preciso saber que, em uma dúzia, há doze unidades; em um par há sempre 2 elementos; que em um trio há três coisas.
EXERCÍCIOS
1. Indique quantas unidades são necessárias para formar as seguintes quantidades.
EXERCÍCIOS
1. Indique quantas unidades são necessárias para formar as seguintes quantidades.
a) Uma dupla = ________________________b) Uma trinca = ________________________c) Um trio = ________________________d) Um quarteto = ________________________e) Um quinteto = ________________________f) Uma novena = ________________________g) Uma dezena = ________________________h) Uma quinzena = ________________________i) Uma quarentena = ________________________j) Um cento = ________________________k) Uma centena = ________________________l) Um milhar = ________________________
2. Indique quantos anos há em:
a) um biênio ⇨ ________________________b) um triênio ⇨ ________________________c) um quinquênio ⇨ ________________________d) uma década ⇨ ________________________e) um século ⇨ ________________________f) um milênio ⇨ ________________________
3. Reescreva as frases substituindo as palavras e expressões grifadas por um termo equivalente. Faça as adaptações necessárias.
a) Comprei doze pratos novos.b) O pacote contém cem balões de balões.c) Esse evento acontece uma vez a cada mil anos.d) A música foi executada ao vivo por quatro músicos.e) Para fazer o trabalho, os alunos devem se reunir em grupos de três.f) Um cometa atinge a Terra a cada mil anos.g) Nos últimos cem anos, muitas tecnologias foram inventadas.h) Os servidores públicos recebem aumento de salário uma vez a cada cinco anos de trabalho.i) Nos próximos dez anos, a cura do câncer será descoberta.j) Vou encomendar um cento de salgadinhos para nosso lanche.
4. ASSINALE A ALTERNATIVA em que a palavra grifada expressa número.
a) Tenho diversos problemas para resolver.b) Tenho inúmeros problemas para resolver.c) Tenho milhares de problemas para resolver.d) Tenho pilhas de problemas para resolver.
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