Sistema alfabético





        Você certamente conhece o alfabeto e sabe que ele é o conjunto das letras utilizadas para escrever. Nesta aula, apresentaremos a você o sistema alfabético, explicando o mecanismo pelo qual as letras representam sons da fala e, assim, permitem escrever todas as palavras faladas em nossa língua.


ALFABETO

        A palavra “alfabeto” é formada pela junção do nome das primeiras letras gregas: alfa e beta. Porém, não foram os gregos que inventaram o alfabeto.
        Os povos gregos aprimoraram as formas de escrever utilizadas por assírios, sumérios e egípcios. Depois que conquistaram a Grécia, os romanos apropriaram-se de sua cultura. Assim, o alfabeto romano prevaleceu sobre os demais, tornando-se o padrão de escrita do Ocidente. Português, francês, italiano, inglês (e muitos outros) são idiomas escritos utilizando-se o mesmo alfabeto de origem romana. 

Existe alguma semelhança entre as letras gregas e as letras do nosso alfabeto. Os nomes das letras gregas, no entanto, são bem conhecidas, principalmente porque são utilizadas em matemática.


        Por curiosidade, veja como é um pouco diferente o alfabeto cirílico, utilizado na Rússia, cuja escrita também tem fundamento no alfabeto grego e no romano. 

O alfabeto cirílico é utilizado na escrita russa. 


        Nem todas as culturas desenvolveram alfabetos. No oriente, existe a escrita ideográfica. Isso quer dizer que chineses e japoneses, por exemplo, não têm um alfabeto, mas utilizam um conjunto de símbolos parecidos com desenhos para representar palavras ou ideias. Esses símbolos são chamados ideogramas


A escrita tradicional japonesa não utiliza letras, mas, sim, ideogramas, que são símbolos que representam palavras ou ideias.


        Para escrever japonês, é preciso aprender cerca de 2.136 ideogramas ou kanji; para escrever chinês (mandarim), é preciso aprender de 1.000 a 3.500 ideogramas.
        É importante notar que o alfabeto se define pelo fato de os símbolos gráficos representarem um som existente na língua. As letras combinam-se tentando reproduzir a combinação de sons que ocorre na fala. É por isso que nosso alfabeto tem muito poucos símbolos (26 letras) e permite escrever uma infinidade de palavras.


Letras do alfabeto

        No alfabeto utilizado para escrever português existem 26 letras, que podem ser grafadas na forma de maiúsculas e minúsculas. 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z 


a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w y z 

📌Atenção
 
       Antes da reforma ortográfica (1990), nosso alfabeto era constituído por apenas 23 letras, uma vez que K, W e Y não faziam parte dele oficialmente.


        Há duas categorias de letras em nosso alfabeto: as vogais e as consoantes. Você sabe que diferença há entre vogais e consoantes?


Vogais

        Certamente, você sabe que A, E, I, O, U são vogais. Agora pense: por que essas letras são assim denominadas?
        São vogais as letras que representam sons produzidos mediante simples emissão de ar, sem necessidade de movimentação dos órgãos do aparelho fonador para obstruir sua passagem do pulmão para fora da boca. Em outras palavras, não é preciso interromper o fluxo de ar nem direcionar o fluxo de ar para algum ponto específico dentro da boca. 


Observe, nas figuras, os pontos de articulação das vogais. Para pronunciar vogais o fluxo de ar deve passar pela boca sem interrupção.


        Para pronunciar vogais, basta deixar o fluxo de ar passar livremente pela boca entreaberta. A diferença entre os sons das vogais decorre do grau de abertura da boca e do movimento natural do dorso da língua ao acompanhar essa abertura.
    Pronuncie as vogais na sequência e note como a boca começa totalmente aberta no A, mas termina fechada em um “biquinho” no U.

 A E I O U 

        Note que a pronúncia das vogais implica vibração as cordas vocais. Para comprovar isso, pronuncie novamente a sequência de vogais, colocando a ponta dos dedos sobre sua garganta. Você verá que ocorre vibração interna.


Consoantes

        São consoantes as letras que representam sons que exigem obstrução da passagem de ar por algum dos órgãos da fonação. Pronuncie as sílabas a seguir, para notar que a movimentação da boca e dos órgãos internos é diferente para cada consoante empregada.

 BA      CA      MA      PA        SA 

        Como todas as sílabas indicadas são formadas com a vogal A, você não terá dificuldade para perceber que:

  • para pronunciar o som correspondente à consoante B, é preciso juntar os lábios, impedindo a passagem do ar pela boca. Por fim, abre-se a boca para o som ecoar. As cordas vocais vibram.
  • para pronunciar o som correspondente à consoante C na sílaba CA, é preciso deixar a boca levemente aberta, encostando a ponta língua atrás dos dentes inferiores. Note que as cordas vocais não vibram.
  • para pronunciar o som correspondente à consoante M, é preciso fechar a boca e deixar o ar vibrar ao sair pelo nariz. Nesse caso, as cordas vocais vibram.
  • para pronunciar o som correspondente à consoante P, é preciso juntar os lábios, impedindo a passagem do ar pela boca. Por fim, abre-se a boca para o som ecoar. Nesse caso, as cordas vocais não vibram.
  • para pronunciar o som correspondente à consoante S na sílaba SA, é preciso deixar a boca um pouco aberta, com os dentes semicerrados, soprando o ar entre eles. Não há vibração das cordas vocais.

        A articulação dos sons de vogais e de consoantes caracteriza-se por movimentos específicos das estruturas fisiológicas do aparelho fonador, que inclui: lábios, boca, dentes, céu da boca, úvula e língua. 


Diversas estruturas fisiológicas são acionadas para produzir sons da fala. Essas estruturas, em conjunto, constituem o aparelho fonador.


        As cordas vocais, que se localizam na laringe, são também uma estrutura fisiológica da fonação. Elas vibram para a produção de diversos sons. Se você encostar os dedos na garganta, vai perceber facilmente a vibração das suas cordas vocais.


EXERCÍCIOS

1. Quantas letras há no alfabeto da língua portuguesa?

2. Quantas e quais das letras do alfabeto português são vogais?

3. Quantas das letras do alfabeto português são consoantes?

4. Como se estabelece a diferença entre vogais e consoantes?

5. Indique 4 palavras que são escritas apenas com vogais.

6. ASSINALE A RESPOSTA CORRETA. Que movimentos do aparelho fonador são necessários para produzir o som correspondente à letra D?

a) Abrir a boca e deixar passar o fluxo de ar sem obstrução.
b) Encostar a língua no alvéolo dental superior e, depois, mover a língua para trás dos dentes inferiores.
c) Colocar a língua entre os dentes e depois mover a língua para trás dos dentes superiores.
d) Encostar a língua atrás dos dentes inferiores e assoprar um fluxo contínuo de ar.

7. Assinale a palavra em cuja pronúncia ocorre vibração na cavidade nasal?

a) Gato.
b) Mato.
c) Pato.
d) Tato.



🙋
Resolva os exercícios com atenção.
Ao trabalhar com questões abertas, não se esqueça de elaborar respostas completas e cuidar para que não haja erros de grafia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.