Vírus





        Nestes tempos de COVID-19, você deve estar ouvindo muito a palavra “vírus”. Talvez seja o momento de entender cientificamente esse ser.


POSIÇÃO DOS VÍRUS ENTRE OS SERES VIVOS

        Para entender os vírus, é preciso que você conheça a posição que ele ocupa entre os seres vivos. Em outras palavras, é preciso conhecer sua classificação, para ponderar o quanto os vírus são semelhantes e diferentes de outros seres.
        Saiba que, considerando todos os seres vivos no planeta e até os que já foram extintos (como os dinossauros), definiu-se a existência de 5 reinos. São eles:
        Reino Animalia ou Metazoa: engloba todos os organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Na linguagem do dia a dia, é o reino animal, tendo como exemplos o homem, as esponjas, as águas-vivas e os peixes.
        Reino Plantae ou Metaphyta: inclui organismos multicelulares, eucariontes e autotróficos, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Na linguagem comum, é o reino das plantas, sendo exemplos alface, grama, trepadeiras, pinheiros e ipês.
        Reino Fungi: engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e heterotróficos. São os chamados fungos, que reconhecemos como bolor, cogumelo e levedo (que fermenta para a produção de cerveja). Quem já teve micose conhece bem um exemplo de ser pertencente a esse reino, mesmo que jamais o tenha visto a olho nu.
        Reino Protista: atualmente é chamado de Protoctista e engloba seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos. Como exemplo de representantes desse reino, citam-se algas e protozoários.
        Reino Monera: engloba todos os organismos procariontes existentes, ou seja, todos os organismos que não apresentam núcleo delimitado por membrana nuclear. Nesse grupo, todos os representantes também são unicelulares, e seu modo de nutrição pode ser autotrófico ou heterotrófico. Como exemplo de representantes do Reino Monera, citam-se as bactérias e as cianobactérias.



        Agora que você tem pelo menos uma vaga ideia sobre os seres que compõem os 5 reinos, pode se perguntar: em qual deles se encaixam os vírus?
        Pois é... os vírus são seres com características tão particulares que não se encaixam em qualquer dos 5 reinos. Aliás, existem sérias discussões sobre se o vírus é ou não um ser vivo.
        Tudo o que “nasce, cresce, reproduz-se e morre”, por definição, é um ser vivo. No entanto, os vírus não executam essas funções de forma autônoma. Na seção a seguir, você vai entender por quê.


O QUE SÃO VÍRUS, AFINAL

        Vírus são um minúsculo agente patogênico para os seres vivos, até mesmo para as bactérias.

 Atenção: “Patógeno” quer dizer “causador de doenças”.

        Muitos cientistas consideram o vírus um ser intermediário (nem bem um ser vivo, nem um ser destituído de vida), porque o vírus não pode reproduzir-se por si só. Somente quando está no interior de uma célula viva, ele torna-se um organismo vivo que pode multiplicar-se centenas de vezes.
        Existem diversos tipos de vírus. Eles apresentam as seguintes formas básicas:



        Os vírus que têm forma de bastonete ou são esféricos medem de 0,01 a 0,3 micromilímetro. Entenda bem essa dimensão: um micromilímetro é um milésimo de milímetro, quer dizer: um milímetro dividido mil vezes!). Se pegar sua régua escolar, observar a marca do milímetro (aquele tracinho) e dividi-la por mil, você terá uma boa noção do tamanho de um vírus! É um ser muito pequeno mesmo!
        Os vírus com forma esférica, em sua maioria, atacam animais, ao passo que aqueles que têm forma de bastonete são mais comuns em vegetais. A maioria dos vírus só pode ser vista ao microscópio eletrônico, que aumenta a imagem milhares de vezes.


COMO OS VÍRUS INFECTAM UM ORGANISMO

        A maioria dos vírus reproduz-se em determinadas células de certos organismos. Por exemplo, os vírus que causam os resfriados reproduzem-se em células do sistema respiratório humano. Os vírus não podem viver fora de suas células hospedeiras particulares. Têm de ser levados ao interior do organismo pelo fluxo do ar ou por outros meios, para em seguida serem transportados pelos líquidos do corpo até as células infectáveis.
        Quando um vírus estabelece contato com uma célula em que pode penetrar, fixa-se a ela em áreas chamadas “receptores”. Ali, substâncias químicas ligam o vírus à célula e ajudam-no, ou a seu ácido nucleico, a entrar na célula. O ácido nucleico do vírus assume então o controle do processo de produção de proteínas da célula hospedeira. Anteriormente, a célula só produzia as proteínas especificadas por seus próprios genes, mas, após infectada, ela começa a produzir as proteínas que são indicadas pelo ácido nucleico do vírus. Essas proteínas possibilitam ao vírus reproduzirem-se centenas ou milhares de vezes.
        À medida que produzidos, os novos vírus são liberados da célula e vão infectar outras células. Os novos vírus ficam sem vida tão logo saem da célula, mas recobram a vida depois que penetram em outra célula. Começam, então, a reproduzir-se e, assim, a infecção é levada a um número crescente de células.


ATIVIDADES

1. Escreva nos parênteses V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa.
    a) (    ) É possível ver vírus a olho nu.
    b) (    ) Os vírus podem infectar animais, vegetais e até bactérias.
    c) (    ) Os vírus são um ser vivo pertencente ao reino animal.
    d) (    ) Todos os vírus têm o mesmo formato.
    e) (    ) Vírus e bactérias são variações do mesmo tipo de ser vivo, sendo pertencentes ao mesmo reino.

2. RESPONDA: por que os vírus são considerados “intermediários” entre seres vivos e não vivos?

3. RESPONDA: o que são patógenos?

4. Assinale a alternativa que não apresenta uma doença causada por vírus.
    a) Aids.
    b) Covid-19.
    c) Gripe.
    d) Micose.

🙋 
Registre sua presença nesta aula, deixando um comentário ! 
Não se esqueça de informar seu nome ao final do seu comentário.



RESPOSTAS
(Selecione, com o cursor, para visualizar as respostas e comentários abaixo.)

1. Gabarito comentado.
a) F (Os vírus são minúsculos, medindo cerca de 0,01 a 0,3 micromilímetro. Por isso, não podem ser vistos a olho nu.)
b) V 
c) F (Existe controvérsia quanto a serem os vírus seres vivos, porque eles são realizam funções fisiológicas, especialmente a reprodução, no interior de outro organismo. Os vírus são agrupados em reino próprio; portanto, não pertencem ao reino animal.)
d) F (Existem vírus com formas diferentes, por exemplo: bastonete e esféricos.)
e) F (Os vírus são agrupados em reino próprio; portanto, não pertencem ao reino mesmo reino que as bactérias).

2. Os vírus são considerados seres intermediários entre vivos e não vivos, porque são capazes de reproduzirem-se apenas enquanto esteja infectando algum hospedeiro.)

3. Patógenos são seres que causam doenças. Essa palavra, de origem grega, é formada do radical páthos, que significa "sofrimento", "paixão" ou "afeto".

4. d) Micose (que é uma doença causada por fungos. As demais doenças são causadas por vírus, confira:
  • Aids - é causada pelo HIV
  • Covid-19 - é causada SARS-cov-2
  • Gripe (também conhecida como Influenza) - é causada pelo H1N1 e suas mutações.)
___________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.