24 de set. de 2020

Imaginário sobre a primavera

 


        Em geral, as pessoas têm apenas alguma noção sobre as estações do ano: sabem que elas existem. São poucas as pessoas que percebem as mudanças geradas pelas estações, sendo incapazes de vivenciar suas características, de forma palpável e direta.
        Isso ocorre devido a vários fatores como:
  • falta de atenção por causa do trabalho em ambiente fechado;
  • distanciamento do homem moderno em relação à natureza;
  • vida na cidade grande, onde a paisagem natural foi substituída por construções.
        No Brasil, existe um motivo a mais para que as estações do ano passem despercebidas: o fato de o país estar localizado predominantemente na zona tropical, onde predomina clima quente durante a maior parte do ano. Dessa forma, as variações atmosféricas e de temperatura geradas pelas estações não são marcantes nem definidas.


Na zona tropical, as temperaturas são mais altas porque os raios solares incidem sobre a região durante todo o ano.



A maior parte do território brasileiro localiza-se na zona intertropical, entre o Equador de o Trópico de Capricórnio.


        Apesar disso, o brasileiro tem, em seu imaginário, imagens e conceitos sobre as estações do ano. Sabemos, por exemplo, que a neve é um fenômeno típico do inverno, mesmo que nunca tenhamos visto os cristais de gelo caírem do céu.
        Com a primavera acontece o mesmo. Em nosso imaginário, sabemos que a primavera é a estação das flores, porque ouvimos relatos de outras pessoas, assistimos a filmes, lemos histórias e poemas que ressaltam essa informação. Associamos a primavera à ideia de alegria, imaginando sempre que a natureza está em festa, mesmo que em nosso bairro não haja praças ou parques onde possamos ver flores desabrocharem. É provável que a floração dos ipês seja o evento primaveril mais marcante.
        No desenho animado Mickey Mouse em “A primavera”, todo o imaginário sobre a primavera é mobilizado. Assista.



        Você também pode assistir a este desenho animado no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=46YOzAROfKY


        Se você assistiu ao desenho com atenção, certamente alcançou as conclusões que abaixo apresentamos.

■ O desenho inicia-se no inverno.
Existe um personagem que personifica o inverno. As cores tendem para o azul claro e branco, evocando o frio.
Como a primavera ocorre depois do inverno, essa parte do desenho não é ficção. 

■ A flauta tocada por Mickey Mouse é o fator que anuncia a chegada da primavera.

À medida que Mickey toca a flauta, os animais – de diferentes espécies – aparecem para acompanhá-lo. É verdade que diversos animais hibernam durante o inverno e despertam na primavera.


■ A maior ponto de disputa entre Mickey e o personagem que representa o inverno dá-se em torno da flor.
Mickey quer utilizar sua flauta para descongelá-la. A flor, no desenho animado, também é o maior símbolo da primavera. Quando a flor desabrocha, ao final ela promove o vigor de toda a natureza.

■ Quando Mickey vence o inverno, a paisagem se enche de cores, contrastando com o azul que predominava antes.
As cores são elemento simbólico importante na construção da animação e também para distinguir as duas estações do ano.
No ciclo das estações, a primavera ocorre depois do inverno e, apesar de haver uma data e uma hora que marca a passagem de uma estação para outra, diversos fatores interferem para que a natureza se modifique de imediato, situação que, no desenho, é representada pela luta entre Mickey Mouse e o vilão, com vitórias parciais deste.

        É interessante notar que, no desenho animado a primavera surge de forma mágica, com o tocar da flauta. No mundo real, os fatores de determinam a existência da primavera e das outras estações do ano têm dimensões planetárias.
        Existem estações do ano na Terra devido a dois fatores: o movimento do planeta em torno do Sol e a inclinação do eixo terrestre.

        Aprenda mais sobre isso na aula “Estações do ano”.



🙋
Registre sua presença nesta aula, deixando um comentário.
Não se esqueça de identificar-se, colocando seu nome ao final do seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo foi relevante? Faça um comentário sobre a aula postada.